O filósofo Jean-Paul Sartre contribuiu para disseminar uma ética voltada à transformação do mundo. O compromisso com a ação é o centro da sua filosofia.
O ser humano está só neste mundo e precisa se construir. Não há amparo na sua existência. Ele está desamparado e precisa do outro para existir enquanto ser humano em construção.
O filósofo popularizou o existencialismo no mundo ocidental. O existencialismo preconiza que o ser humano precisa criar a sua própria existência.
O existencialismo coloca o homem à frente. Ele deve resolver os seus dilemas, sem esperar que as coisas aconteçam.
O existencialismo surge como resposta ao vazio existencial proporcionado pelas duas últimas guerras mundiais. Os últimos conflitos deixaram demandas existenciais marcadas por forte subjetividade. Diante do quadro de destruição que se encontrava a Europa, buscava-se uma explicação para o que estava acontecendo. Como explicar tantas atrocidades? Como preencher os corações vazios em meio a tanto terror? O existencialismo busca enfrentar todas essas questões ao colocar a responsabilidade nas mãos da humanidade. A famosa frase “a existência precede a essência” coloca o ser humano como o centro da construção do mundo. A filosofia de Sartre é um convite à ação. Filosofia dos negócios é a linha de pesquisa que aproxima a filosofia (com seus conceitos impactantes) do mundo dos negócios (com sua urgência que lhe é inerente).
Levar o pensamento a outro patamar é o que pretende a Filosofia dos Negócios as mentes empreendedoras. Seja bem-vindo à Filosofia dos Negócios! Home | Filosofia dos negócios (filosofiadosnegocios.com)
Comentarios