O sistema capitalista trouxe muitas possibilidades aos indivíduos. Muitos deles entenderam as transformações: adaptaram-se, desenvolveram projetos; tornando-se grandes empreendedores. Outros tiveram condições de crescer economicamente, usufruir de conforto e segurança.
A sorte, no entanto, não os favoreceu; perderam o que haviam conquistado. Faltou-lhes o espírito de que estamos falando. O comportamento que valoriza o trabalho e os ganhos. Atitude de quem sabe ganhar e investir; visando lucro e segurança mais à frente.
Esse é o espírito dos novos tempos. Daqueles que não se entregam em devaneios; que sabem multiplicar o seu ganho; que planejam ao longo prazo.
Mas, será que existe segredo para alcançar o sucesso? Por que uns conseguem alçar voos, enquanto outros não têm o mesmo intento?
São muitos os manuais que ensinam o caminho da prosperidade financeira. Os conselhos deixados por pessoas experientes não podem ser desprezados.
O fato é que não se pode negar a urgência de se ter um espírito obstinado; capacidade de se entregar a um propósito de forma avassaladora.
O trecho acima faz parte do primeiro capítulo do livro Filosofia dos Negócios, autor Iver Frota. O primeiro livro de filosofia voltado ao mundo dos negócios.
Commenti